RESISTINDO AO CONSERVADORISMO SOCIAL: SEXUALIDADE NA OPINIÃO DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
Resumo
Considerando a necessidade de falar sobre a sexualidade nos cursos de licenciatura, para reversão de pensamentos sociais conservadores, objetivou-se neste trabalho averiguar a opinião de licenciandos em Pedagogia sobre os seus conceitos de sexualidade e as formas de atualização dos assuntos que a tangencia. Esta pesquisa foi realizada na disciplina de Ensino de Ciências, de um curso de Pedagogia, ofertada por uma universidade cearense, na qual um Mestrando em Educação Brasileira participou como estagiário. Para aquisição dos dados, aplicou-se um questionário semiestruturado, contendo duas indagações, a quatorze alunos presentes na aula. Na primeira indagação, questionou-se a definição dos termos sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero, sendo que quatro licenciandos relataram não saber defini-los, o que representa falta de apropriação conceitual da temática. Os demais respondentes apresentaram conceitos majoritários de cunho biológico, sem aspectos social, cultural, entre outros que fazem parte do desenvolvimento do indivíduo. Sobre as formas de atualização, estes citaram a internet (12), amigos (9), universidade (9), TV (5), livros (4) e família (2). Percebe-se uma consulta, proeminente, a meios que muitas vezes podem não ser confiáveis, como a internet e os amigos, ao mesmo passo que a universidade tem aberto espaço de discussão. Observou-se, pelas respostas, que a maioria das famílias ainda foge de tais debates, resultante do conservadorismo imerso em sociedade. Conclui-se que há a necessidade de intensificar os debates acerca da sexualidade, visto que os licenciandos não possuem domínio de tais assuntos, e estes atuarão com alunos da Educação Básica com distintas expressões da sexualidade. Como método de intervenção neste caso, foi ministrada uma aula explicando os termos e as suas inserções em documentos oficiais da educação. Estas ações foram possíveis com auxílio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.