SATISFAÇÃO NO TRABALHO E INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Evalda Rodrigues da Silva De Oliveira
  • Ana Paula Moreno Pinho

Resumo

Um contexto de mudanças pode ter consequências positivas e/ou negativas para a satisfação dos servidores públicos, haja vista que há uma maior cobrança do poder público e da sociedade por resultados, produtividade, qualidade e comprometimento. Faz-se necessário entender a intenção de rotatividade no setor público, investigando suas causas. Dada a importância das relações entre o trabalhador e a organização para a gestão de pessoas no setor público, este estudo pretende responder ao problema de pesquisa: Como se configuram as relações entre satisfação no trabalho e intenção de rotatividade em uma universidade pública? O objetivo desta pesquisa é analisar as relações entre satisfação no trabalho e intenção de rotatividade em uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, do tipo survey e de caráter descritiva-exploratória, aplicada a 480 servidores técnico-administrativos. Utilizou-se um questionário estruturado com dados demográficos e ocupacionais e escalas dos construtos - Escala de Satisfação no Trabalho – EST e Escala de Intenção de Rotatividade – EIR. Na análise dos dados foram utilizadas análises fatoriais e teste de correlação de Pearson. Os resultados evidenciaram que todas as dimensões da Satisfação no Trabalho se correlacionaram negativamente com a Intenção de Rotatividade, preponderantemente com as dimensões Natureza do Trabalho, Promoções e Salário. As dimensões Colegas e Chefia apresentaram as menores correlações. Concluiu-se que quanto mais satisfeito o servidor estiver com o seu trabalho, as promoções, o salário, a chefia e os colegas menor será a intenção do mesmo de sair da organização. Esses resultados evidenciam a importância da natureza do trabalho, da carreira do servidor no que tange a promoções e salário, e das relações pessoais no trabalho para a rotatividade no setor público, trazendo insights para um melhor ajustamento entre os interesses individuais e organizacionais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação