SAÚDE MENTAL E SENTIMENTO DE COMUNIDADE DOS JOVENS POBRES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Alexsandra Maria Sousa Silva
  • Veronica Morais Ximenes

Resumo

Esta investigação está situada no campo de estudos sobre juventude rural e pobreza e se torna relevante diante do cenário marcado por alto índice de adoecimento psíquico de jovens no ensino superior. O objetivo é analisar as implicações psicossociais da saúde mental e do sentimento de comunidade nos jovens universitários de origem rural. Tratou-se de uma pesquisa mista, em que na primeira etapa ocorreu a aplicação de 160 questionários em estudantes da UFC – Campus Sobral, construídos a partir de escalas, onde os dados foram produzidos, tabulados e analisados no SPSS. Realizamos 13 entrevistas, registradas em áudios, transcritas e analisadas no Atlas ti 5.2, através da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, temos que 63,6% dos estudantes pontuaram um escore a partir de 7, para o SQR-20 (Self-Questionare Report), indicando um índice alto e sugerindo que, em sua maioria, podem estar em situação de risco de saúde mental. O EISIS-R (Escala de Integração Social no Ensino Superior – Reduzida) sinalizou que as maiores dificuldades dos estudantes estão voltadas para a Integração com os amigos e com os professores e o sentimento de comunidade pontuou uma média de 2,10. Além disso, obtivemos que, quantitativamente, o sentimento de comunidade não demonstrou relações significativas com a integração social na universidade. Com isso, podemos discutir como adoecimento psíquico vem comprometendo a energia vital, necessária para mover o jovem em seu cotidiano acadêmico, produzindo cansaço frequente, dificuldades de pensar e decidir, dentre outros sintomas psicológicos. Outra discussão envolve a realidade da comunidade rural e da universidade que devem ser tratadas como contextos diferentes e não excludentes. É fundamental produzirmos novas questões e estudos sobre sentimento de comunidade e saúde mental, considerando o novo cenário que passou a compor a realidade social do jovem pobre, desde que tivemos, nos anos 2000, a ampliação de sua presença no ensino superior.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação