SEQUÊNCIA FEDATHI E IMERSÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação docente quanto à apropriação da metodologia de ensino intitulada Sequência Fedathi.(SF) de Borges Neto (2013). Oriundo do laboratório de Pesquisa Multimeios, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará o contexto de análise é composto por um grupo de pesquisadores que buscam discutir as possibilidades de utilização da referida metodologia como suporte ao trabalho do professor em sala de aula. São eles estudantes de graduação, mestrado, doutorado, professores da educação básica e do ensino superior, que semanalmente se reúnem às segundas-feiras em um evento intitulado 2ªMM. O estudo teve seu desenvolvimento metodológico pautado num olhar multirreferencial, brincolagem (LAPASSADE, 1998; THERRIEN, 2006) e pesquisa de campo (GIL, 2008). Os resultados preliminares apontam dificuldades enfrentadas e relevância da sensibilização quanto ao uso da SF como suporte para elaboração do planejamento didático pensado por Passos (2008) e Libâneo (1992) e Vasconcelos (1995) sobre o que é planejamento e por que é importante planejar na ação educacional. Foi possível constatar imersão do grupo nos fundamentos teórico da SF e inter-relações com o ensino explicito (GAUTHIER, 2014), mas existem dificuldades de elaboração do planejamento didático ao articular os pressupostos teóricos e metodológicos da SF com a ressignificação do ensino transformando o professor em um mediador que estimula os estudantes e estes se dispões à investigar para desenvolver habilidades e construir conhecimento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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