SEQUÊNCIA FEDATHI E O ENSINO DE ÁLGEBRA ABSTRATA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria VanÍsia MendonÇa de Lima
  • Herminio Borges Neto

Resumo

A Álgebra Abstrata é uma disciplina em evidência na graduação em Matemática, uma vez que é exigido, nesse curso, pelo menos um semestre dessa unidade curricular ou de uma disciplina equivalente. Muitas expectativas são geradas em relação ao desenvolvimento matemático dos estudantes em um curso de Álgebra Abstrata, pois ao estudar as estruturas algébricas, perspectiva-se que eles ganhem habilidades de análise e demonstrações matemáticas, bem como passem a fazer generalizações do pensamento algébrico. Surge, então, a necessidade do docente adotar uma postura metodológica que permita ao aluno explorar o terreno intuitivo na aprendizagem dos tópicos da disciplina. Nesse sentido, a Sequência Fedathi (SF) atua como uma proposta de metodologia voltada ao ensino por meio de experiências significativas de aprendizagem, onde o professor, pela mediação do conhecimento, possibilita aos alunos a superação dos obstáculos na aprendizagem, permitindo-os conjecturar, criar hipóteses e atuar de forma ativa na construção do saber. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre o ensino de Álgebra Abstrata e a SF. Para tanto, fez-se uma consulta, no período de 2009 a 2019, a trabalhos relacionados as temáticas de estudo nas bases de dados: Portal de Periódicos CAPES/MEC, Google Acadêmico e Scielo. Com os descritores: Sequência Fedathi, Álgebra Abstrata e Ensino, encontrou-se 51 trabalhos relacionados a SF e 34 a Álgebra Abstrata. Constatou-se que os entraves na assimilação dos tópicos da disciplina surgem da abordagem de conteúdo imersa no formalismo algébrico, que privilegia o trato analítico dos tópicos e negligencia uma abordagem intuitiva dos assuntos. Concluiu-se também que a exploração do campo intuitivo com a SF constitui-se um caminho que possibilita a mobilização de um conhecimento que vai além do caráter formal e analítico recorrentemente empregado no ensino acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação