TECENDO NARRATIVAS DOCENTES: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO GRUPO ESCOLAR TENENTE MÁRIO LIMA NA CIDADE DE MARACANAÚ-CE

Autores

  • Luzia Marjorie Ferreira da Silva
  • Francisco Ari de Andrade

Resumo

Os grupos escolares integraram o projeto educacional da República no Brasil. Buscando a substituição do modelo educacional no formato de escolas reunidas e isoladas, heranças do Império, o governo republicano do Ceará publicou dois documentos visando a reorganização da educação primária cearense, tais documentos foram o Regulamento da Instrução Primária, de 13 de março de 1905 e o Regimento dos Grupos Escolares, de 07 de dezembro de 1906. A presente pesquisa, a ser realizada, se insere no campo da história, memória e historiografia educacional cearense. Visa investigar a implantação do primeiro grupo escolar do município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. A pesquisa tem como objetivo principal compreender por meio de narrativas docentes a implantação e a dinâmica do grupo escolar do município de Maracanaú - CE. Para o alcance desse propósito perseguiremos alguns percursos, os intitulados objetivos específicos da pesquisa, que são: analisar e refletir acerca da dinâmica pedagógica instituída e construída ao longo do funcionamento do grupo escolar; evidenciar quais eram as práticas pedagógicas de ensino predominantes; compreender quais foram os protagonistas desse processo de implementação do grupo escolar de Maracanaú. A pesquisa se encontra em andamento e não há como apresentar resultados concretos até o momento, porém será apresentadas discussões acerca do tema e qual a perspectiva dos pesquisadores com a proposta dessa investigação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação