TELEMEIOS: UMA PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI
Resumo
As tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas dentro do contexto educacional. Professores utilizam dispositivos conectados à internet em sala de aula, visando um ensino prático e um aprendizado de qualidade. Ambientes Virtuais são outra possibilidade de ensino-aprendizagem que permitem o aluno realizar seus estudos de forma mais autônoma, independente do tempo e do espaço. Dentro dessa gama de tecnologias digitais relacionadas à educação, destaca-se o TeleMeios: um Ambiente Virtual multimídia, interativo e colaborativo para Educação a Distância, projetado a partir da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF). É um forte sistema computacional, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se diferencia dos demais por ser estruturado em salas de aula virtual, onde realiza-se interações via chat, chamadas de áudio, videoconferência, bem como construções colaborativas no quadro branco, compartilhamento de arquivos e aplicativos. Apesar de seu grande potencial, não se encontrou registros de utilização massiva deste ambiente por parte de professores. A partir desta problemática, objetivou-se analisar a não utilização do TeleMeios, tomando como base o seu histórico e experimentos já realizados com seu envolvimento, por parte dos professores. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura buscando pela expressão “TeleMeios” em trabalhos acadêmicos nas bases de dados Google Scholar, Scielo e Portal CAPES. Como resultado, identificou-se dificuldades encontradas por docentes e discentes na manipulação do TeleMeios em dois TCC, uma dissertação e uma tese. Para concluir, pode-se evidenciar que a portabilidade no que diz respeito ao sistema operacional ou mesmo ao dispositivo de execução, bem como a responsividade da interface são pontos a serem considerados, e, se implementados no TeleMeios, contribuirão na acessibilidade e na flexibilidade de espaço e tempo do aluno em seu processo de aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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