TRILHAS SOCIOAMBIENTAIS EM CONTEXTOS INDÍGENAS: PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Maria Zelfa de Souza Feitosa
  • Zulmira Aurea Cruz Bonfim

Resumo

Trilhas socioambientais são uma proposta metodológica, cujo objetivo de reconhecimento dos espaços é ampliado na Psicologia Ambiental, visando enfocar as relações afetivas com os lugares e a apropriação dos espaços por seus usuários. No Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus-UFC), o Projeto Nas Trilhas da Psicologia Ambiental realiza trilhas em diversos ambientes, integrando alunos da graduação, pós-graduação e extensionistas de diversas áreas. Aproximando-se das questões indígenas, o Locus tem proporcionado, na formação universitária, a vivência dos territórios das aldeias Tapeba e Pitaguary, onde são discutidas as relações entre as políticas públicas, o compromisso ético-político profissional e as vivências afetivas no território. Este trabalho objetiva discutir as trilhas socioambientais em territórios indígenas, como proposta cognitivo-afetiva de integração entre ensino, pesquisa e extensão, na formação universitária. Metodologicamente, o trabalho trata de um estudo etnográfico, parte das vivências para a composição da tese da autora, e da realização de trilhas socioambientais nas disciplinas Psicologia Social III e Psicologia Ambiental. Submetemos à análise de conteúdo temática os registros do diário de campo, em que foram registradas impressões dos participantes das trilhas. Os resultados apontam as trilhas como experiências que sensibilizam e aproximam os estudantes de graduação e pós-graduação do contexto indígena; viabilizam a construção de um compromisso ético-político com os campos de atuação profissional; permitem aos povos originários um espaço de afirmação e divulgação de sua cultura; promovem espaços de vivências afetivas potencializadoras na formação acadêmica. Consideramos a necessidade de uma formação que integre as dimensões afetiva e cognitiva, fomente uma práxis comprometida com a ancestralidade e capaz de minimizar a separação entre o racional e o cognitivo, comumente presente na formação acadêmica. Agradecimentos à CAPES.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação