"TÔ DIRETO ONLINE": UMA ANÁLISE DAS SOCIABILIDADES DA GERAÇÃO I

Autores

  • Paula Cristina Barros Lopes
  • Irapuan Peixoto Lima Filho

Resumo

Com o advento popular e instantâneo das Redes Sociais, a Geração I de Internet (também conhecida como Z e pós-millennial) – que compreende as pessoas nascidas após a década de 1990, isto é, a geração que nasceu e cresceu junto com a Internet – passou a consumir conhecimento/informação, bem como se comunicar/relacionar a partir da tecnologia. Além disso, os jovens que nasceram especialmente após os anos 2000, ou seja, concomitante à publicização da Internet e da tecnologia móvel, cresceram na rede e em rede, ou melhor dizendo no ciberespaço, tendo à disposição em tempo real informação, comunicação e lazer mediados pelos chamados celulares inteligentes, os “Smartphones”, o que por conseguinte nos leva a considerar que estão construindo novas formas de se relacionar no e com o mundo. Quer dizer, estão criando sociabilidades e estilos de vida, que contemplam o mundo digital cotidianamente. Assim, o estudo pesquisa de que modo podemos compreender a influência desse fenômeno, que é simultaneamente tecnológico e social, nos modos de vida e sociabilidades desses jovens que, aparentemente, não fazem mais distinção entre real e virtual. Tendo em vista que o acesso à tecnologia é mediado por questões sociais e econômicas, busca-se ainda investigar se existem similaridades e diferenças nesses hábitos e práticas sociais entre jovens de escolas e classes sociais diferentes, a partir de um estudo comparativo realizado entre dois formatos de Escola Pública (Ensino Profissionalizante e Ensino Regular) e uma Escola Privada de Classe Média Alta. Para tanto, a metodologia engloba um modelo de análise misto, com técnicas qualitativas (questionário e grupo focal) e ferramentas quantitativas (cálculo amostral e um software que possibilite análises comparativas). Os resultados apresentam aproximações e distanciamentos, bem como vão ao encontro de algumas "caricaturas" do imaginário construídos sobre esses jovens.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação