UM ESTUDO DOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA EPISCOPAL DE FORTALEZA(1864-1889)

Autores

  • Rafaela Gomes Lima
  • Irenisia Torres de Oliveira

Resumo

A produção do conhecimento histórico passa por mudanças ao longo do tempo. São mutáveis também as maneiras pelas quais esse conhecimento será repassado às novas gerações. Assim sendo, o trabalho aqui proposto pretende analisar algumas das obras constantes do acervo do núcleo formador da Biblioteca do Seminário Episcopal de Fortaleza, tendo em vista essa instituição ter sido de grande importância para a formação de uma camada letrada e intelectual atuante na província do Ceará. Serão analisados mais precisamente manuais de História geral e do Brasil, utilizados na formação dos alunos dos cursos oferecidos no seminário entre os anos de 1864 e 1888, com o objetivo de compreender a forma pela qual o conhecimento histórico era repassado. Para tanto foram selecionados alguns títulos que podem ser considerados exemplos da produção historiográfica do século XIX. São obras de autores nacionais, como J. M. Pereira da Silva e J. Norberto de Souza e Silva; e estrangeiros, dentre os quais podem ser citados, Guizot, Cesare Cantù e Southey. Os livros serão analisados levando-se em consideração sua forma e conteúdo, ou seja, o estudo se dará sobre os aspectos intelectuais e físicos de sua produção, entendendo-se o livro também como produto a ser consumido e sobre a forma como os conteúdos estão neles distribuídos, entendendo que a presença ou ausência de determinados temas ou a forma como são abordados seriam determinantes para sua adoção pelos religiosos responsáveis pela administração do citado estabelecimento. Também se atenta para a utilização dessas obras pelos professores do Seminário através da análise da documentação referente à rotina de ensino da instituição. Assim, pode-se estabelecer como resultado prévio que os métodos de ensino utilizados pelos lentes do Seminário e a visão de História e do saber histórico repassado aos estudantes estava alinhada coma a missão da instituição de formar clérigos mais afinados com os preceitos romanizadores em vigor no período.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação