UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DE PROFESSORES QUANTO AO USO DO AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA AULA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Em meio a uma sociedade tecnológica e imagética, percebemos a dificuldade de atenção e de concentração por parte dos estudantes, nesse sentido, acreditamos que ferramentas pedagógicas diferenciadas que exploram linguagens gestual, verbal e visual podem tornar as aulas mais significativas, potencializando assim a aprendizagem. Nesse sentido, nosso trabalho tem como objetivo apresentar excerto da pesquisa de dissertação de Mestrado em andamento sobre o uso do cinema como recurso didático. O tema surgiu a partir da criação da disciplina eletiva intitulada: “A Sociologia vai ao Cinema”, exclusivamente mediada por audiovisuais, ofertada na parte diversificada do currículo da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Liceu do Ceará. No tocante a metodologia, optamos pela pesquisa ação, adotando o recorte metodológico misto. No primeiro momento foram feitos estudos bibliográficos tomando como referências teóricas trabalhos de BOURDIEU (1999), FRESQUET (2017), NAPOLITANO (2003). Posteriormente realizamos pesquisa de campo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação participante, grupo focal, aplicação de questionários e entrevistas com professores. A investigação empírica nos possibilitou informações importantes acerca da estrutura e dinâmica de espaços multifuncionais da escola, o acesso à perspectiva da comunidade escolar sobre a utilização do recurso audiovisual como ferramenta didática, o interesse dos alunos pelas aulas mediadas por audiovisual e a versão dos professores. Dessa forma, apresentaremos as falas dos educadores sobre a utilização dessa metodologia, abordando, pois, seus repertórios de vivências particulares e em sala de aula. Contudo, conforme resultados prévios, constatamos que, para a implementação de recurso pedagógico, criativo e estético, é necessário uma postura docente diferente e inovadora. Isso requer do professor exercício de ressignificação de sua prática pedagógica como real mediador de conhecimento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.