UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DE PROFESSORES QUANTO AO USO DO AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA AULA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernanda de Lemos Rocha
  • Josenira Unias Ribeiro
  • Newton Malveira Freire
  • Romário da Silva Santos
  • Antonio Cristian Saraiva Paiva

Resumo

Em meio a uma sociedade tecnológica e imagética, percebemos a dificuldade de atenção e de concentração por parte dos estudantes, nesse sentido, acreditamos que ferramentas pedagógicas diferenciadas que exploram linguagens gestual, verbal e visual podem tornar as aulas mais significativas, potencializando assim a aprendizagem. Nesse sentido, nosso trabalho tem como objetivo apresentar excerto da pesquisa de dissertação de Mestrado em andamento sobre o uso do cinema como recurso didático. O tema surgiu a partir da criação da disciplina eletiva intitulada: “A Sociologia vai ao Cinema”, exclusivamente mediada por audiovisuais, ofertada na parte diversificada do currículo da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Liceu do Ceará. No tocante a metodologia, optamos pela pesquisa ação, adotando o recorte metodológico misto. No primeiro momento foram feitos estudos bibliográficos tomando como referências teóricas trabalhos de BOURDIEU (1999), FRESQUET (2017), NAPOLITANO (2003). Posteriormente realizamos pesquisa de campo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação participante, grupo focal, aplicação de questionários e entrevistas com professores. A investigação empírica nos possibilitou informações importantes acerca da estrutura e dinâmica de espaços multifuncionais da escola, o acesso à perspectiva da comunidade escolar sobre a utilização do recurso audiovisual como ferramenta didática, o interesse dos alunos pelas aulas mediadas por audiovisual e a versão dos professores. Dessa forma, apresentaremos as falas dos educadores sobre a utilização dessa metodologia, abordando, pois, seus repertórios de vivências particulares e em sala de aula. Contudo, conforme resultados prévios, constatamos que, para a implementação de recurso pedagógico, criativo e estético, é necessário uma postura docente diferente e inovadora. Isso requer do professor exercício de ressignificação de sua prática pedagógica como real mediador de conhecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação