VESTIBULAR E ESCOLHA PROFISSIONAL: ATRAVESSAMENTOS E TENSIONAMENTOS PARA JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Emanuele EulÁlia da Silva Barros
  • Luisa Maria Freire Miranda
  • Andrezza Araújo Queiroz
  • Andressa Pontes Macedo Melo Cavalcante
  • Luciana Lobo Miranda

Resumo

O processo de escolha profissional constitui-se em uma fase da vida que pode ser permeada de dúvidas e pressões. Enquanto que, para jovens de escolas particulares, a entrada na Universidade torna-se mais evidente e naturalizada, para muitos jovens de escola pública, mesmo com a criação da política de cotas, a escolha não está diretamente relacionada àquelas profissões que necessitam de curso superior. A presente pesquisa de mestrado faz parte da pesquisa guarda-chuva: Educação, modos de subjetivação e formação de jovens pesquisadores da micropolítica do cotidiano escolar, aprovada pelo comitê de Ética, parecer 3227767, e do Projeto de Extensão “É da Nossa Escola que Falamos”, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Estes projetos visaram a formação crítica de estudantes enquanto pesquisadores da dinâmica escolar, através de uma pesquisa colaborativa em que os alunos atuaram como pesquisadores. Durante dez encontros trabalhamos os conceitos de pesquisa, construção do problema, formas de coleta de dados, análise e divulgação de resultados, dentre outros temas. Como resultados obtivemos que as questões relacionadas ao vestibular e à escolha profissional surgiram como interesse de pesquisa para os jovens. Uma das equipes observou, através de formulário respondido por 33 alunos do terceiro ano do ensino médio, que 100% destes irão prestar vestibular e que 66,7% disseram se sentir ansiosos com a prova. Muitos expressaram, também, a necessidade por apoio psicológico e relataram desconforto com a postura dos professores e gestão em considerar a Universidade como único caminho pós-escola. Dessa forma, conclui-se que há vários tensionamentos que atravessam essa fase da vida desses estudantes, se fazendo necessárias discussões sobre a relação dos jovens com o vestibular, com a educação superior e o mundo do trabalho, bem como com outras possibilidades de caminhos no campo profissional. Agradeço à CAPES pelo financiamento da bolsa de mestrado

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação