#NAREDECOMDIREITOS

Autores

  • Mailca Marques Nascimento dos Santos
  • Ines Silvia Vitorino Sampaio

Resumo

O projeto “#NaRedeComDireitos” visa discutir com crianças, pais, educadores e estudantes a defesa dos direitos na rede online. Dada a intensificação recente na disseminação de discurso de ódio na internet, é fundamental discutir, apresentar e defender que também existem direitos e deveres éticos e legais na rede. O estudo realizado pelo Projeto Comunica que Muda investigou as redes sociais entre abril e junho de 2016 e constatou várias situações preconceituosas, dentre elas, discurso de ódio e de intolerância. Na tentativa de contrapor essas ideias, o projeto buscou produzir materiais que promovam direitos, como o próprio acesso à internet, considerado um direito fundamental pela Organização das Nações Unidas. Com base nisso, foi feito um planejamento levando em consideração datas comemorativas que tenham relação com: direitos humanos, internet, crianças, jovens e adolescentes. A ideia foi produzir materiais gráficos alinhados à esta proposta e que pudesse gerar uma repercussão para além das discussões que são feitas no LabGRIM - Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia. Esses conteúdos foram disseminados pelas redes sociais do LabGRIM - Facebook e Instagram - por meio dos seguintes materiais: carrossel de imagens com informações sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes; gif tratando sobre o dia das mães; carrossel de imagens falando sobre trabalho infantil; aplicação de um infográfico com informações sobre a pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”; e também materiais em formato de cards que contribuíram para a roda de conversa sobre privacidade e exposição online de crianças e adolescentes, compartilhados no evento Cripto Baião. Além disso, também foram desenvolvidos juntamente com jovens do CDVHS - Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, no Festival das Juventudes, uma oficina e roda de conversa sobre Comunicação e direitos e sobre a construção do processo criativo, respectivamente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão