A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROJETO NOVO VESTIBULAR.

Autores

  • Roberta Eveline Figueiredo Alencar
  • Géssica Mesquita de Almeida
  • Francisco Jose Pinheiro

Resumo

O Projeto Novo Vestibular (PNV) é uma extensão vinculada ao departamento de história que busca proporcionar aos estudantes que estejam em situação de pobreza (vulnerabilidade social) uma educação de qualidade para suprir as carências e ingressar no ensino superior. A metodologia utilizada para tanto é a educação popular de Paulo Freire, com métodos de ensino para adultos e jovens, valorizando a historicidade de cada sujeito, pois desprezar o passado, a cultura e a subjetividade de um indivíduo é bastante adoecedor. Composto por estudantes de vários cursos da graduação para o ensino das aulas, também possui participação do curso de psicologia e pedagogia na coordenação do cursinho. Assim, contribui para a preparação, na vivência da extensão, dos futuros psicólogos escolares, mostrando a importância dessa área dentro da educação. É fundamental a atuação do psicólogo na educação, possibilitando uma reflexão sobre os impactos do modelo educacional na formação dos estudantes. A escola é um espaço de multiplicidades e singularidades, por isso superar o modelo disciplinar que busca a padronização dos alunos é indispensável. Parte-se do pressuposto que com a atuação dessa área permite um acompanhamento dos estudantes tanto em relação às demandas de ensino, como dificuldade de aprendizado, orientação profissional, como também na construção de espaços de discussão sobre temas relevantes para a saúde mental dos estudantes (ansiedade, insegurança, suicídio, entre outros). Por fim, espera-se no desenvolvimento da extensão voltada para equipes multidisciplinares, com a participação de diversas áreas de ensino, construindo juntos um espaço de aprendizagem e contribuir com a inserção de estudantes no ensino superior e dando um retorno a sociedade dos estudos desenvolvidos no Universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão