A ESCUTA QUALIFICADA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE ACOLHIMENTO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO

Autores

  • Isabella Reboucas de Lima Santos
  • Andressa Lima de Araújo
  • Helário Azevedo e Silva Neto
  • Vitória Dayane Lima
  • Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti

Resumo

INTRODUÇÃO: o idoso requer a promoção de um envelhecimento saudável, visando o bem-estar biopsicossocial. Nessa perspectiva integral do cuidado, a escuta qualificada é uma ferramenta essencial, por apresentar como potencial terapêutico a construção de vínculos e a promoção da saúde, abordando como questões sociais e familiares impactam na saúde da população idosa. OBJETIVOS: relatar a experiência de escuta qualificada, desenvolvida por meio de um projeto de extensão da UFC, como estratégia de promoção da saúde integral do idoso. METODOLOGIA: trata-se de relato de experiência sobre a prática de escuta qualificada realizada durante o momento de acolhimento da Caminhada realizada semanalmente com idosas pelo Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF) no bairro Serrinha, periferia da cidade de Fortaleza – CE. Essa atividade, desenvolvida há mais de 20 anos, é dividida em quatro momentos: acolhimento, aferição de pressão arterial e glicemia, realização da caminhada e encerramento. A abordagem ocorre de forma afetiva, sendo proporcionado um ambiente confortável de diálogo para que elas possam relatar sobre suas realidades pessoais, sentimentos e vulnerabilidades. RESULTADOS: a ação mostra significativa adesão das idosas, que podem se expor, encontrando uma escuta atenta e livre de julgamentos. São trabalhadas durante a atividade o empoderamento e o estímulo a co-responsabilidade pelo cuidado. Em contrapartida, os discentes têm a chance de adquirir habilidades e competências de empatia e comunicação essenciais à construção de uma visão de saúde humanizada e integral. CONCLUSÃO: verifica-se que a escuta qualificada permite um ambiente de potencial terapêutico com atenção centrada na pessoa idosa, além de estimular os estudantes a desenvolverem habilidades no processo do atendimento, como a construção de vínculos, com respeito à diversidade e valorização da singularidade nas relações.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão