A EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO DO PAI
Resumo
O Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) é um projeto de extensão, institucionalizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pertencente à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). O projeto tem como principal objetivo ajudar com a adaptação de intercambistas na UFC, incentivando trocas de experiências interculturais entre os recém-chegados, e os alunos nativos. Tais estudantes estrangeiros chegam à instituição por meio de mobilidade acadêmica internacional, dentre outros programas como o PEC-G e o PAEC. O atual logotipo do PAI foi desenvolvido em 2013, pela Rastro, Agência Júnior do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFC. Assim, substituindo a antiga logo de 2011, criada por um aluno mexicano que desejava retribuir a ajuda recebida pelo PAI. Diante disso, o presente trabalho propõe-se a analisar a evolução da identidade visual do PAI, buscando associar o processo criativo aos valores do programa. Será feita uma análise do atual logotipo do PAI, destacando o processo criativo, desde a paleta de cores, até a tipografia usada, e os elementos que compõem o logotipo, apropriando-se de conceitos de Gestalt, Associacionismo, e os efeitos psicológicos que a composição acarreta. Na análise da identidade visual do PAI percebe-se que as palavras chaves definidas como valores do programa são interculturalidade, tolerância, suporte, altruísmo que estão associados ao plano de construção da logo do programa com símbolos que remetem ao suporte e ao acolhimento evidenciados em sua identidade visual. Dentre as limitações encontradas nessa pesquisa, destaca-se a ausência dos arquivos iniciais para análise e a dificuldade para encontrar mais informações a respeito da logo, visto que foi desenvolvida em 2013 (6 anos atrás). Para pesquisas futuras, sugere-se que haja um maior armazenamento de informações ao longo dos anos, para que o acesso aos dados não seja tão complicado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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