A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO COTIDIANO DA UUNDC
Resumo
Atualmente, as crianças parecem estar cada vez mais imersas em novos aparatos tecnológicos. Nesta percepção, a interação social tem ocupado menos espaço na vida das crianças, podendo tornar a brincadeira pouco presente no cotidiano delas. Este trabalho advém da experiência como bolsista do Projeto “Brincar no cotidiano da UUNDC: a brincadeira como um modo de ser e estar no mundo”, desenvolvido na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), especificamente no agrupamento das crianças de três anos denominado Infantil 3B. Neste trabalho, o objetivo é visibilizar a importância da brincadeira como um eixo norteador das práticas pedagógicas. Utilizou-se diário de campo para observação e registro das brincadeiras que emergiam das interações sociais das crianças entre si e com os adultos, brinquedos, objetos e materiais nos diferentes espaços da UUNDC. Os dados construídos eram analisados, sob a orientação da coordenadora do projeto, e embasavam o planejamento das professoras. Esses dados revelaram que as crianças por meio da brincadeira teceram aprendizagens essenciais para o seu desenvolvimento integral e as professoras, ao utilizarem-na como eixo norteador das práticas pedagógicas, puderam observar, registrar, escutar e acolher as formas singulares de expressão infantil reveladas durante a brincadeira e contribuir para a ampliação das aprendizagens das crianças. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas crianças na UUNDC favoreceram a visibilização da brincadeira das crianças como uma relevante ferramenta de expressão, aprendizagem e desenvolvimento. Ademais, ressalta-se que a experiência como bolsista no projeto em foco neste trabalho, contribuiu para a ampliação de conhecimentos específicos sobre a criança, a brincadeira na Educação Infantil e sua relação com as práticas pedagógicas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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