A INFLUÊNCIA DO PLURILINGUISMO NO PROCESSO DE APADRINHAMENTO DO PAI

Autores

  • Clara Maria Oliveira Carvalho
  • Talita Felipe de Vasconcelos

Resumo

Para que exista uma consolidação do processo de internacionalização de uma instituição, principalmente acadêmica, é mister um bom preparo por parte de todos os seus componentes. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo estudar o impacto do plurilinguismo dentro do PAI, Programa de Apoio ao Intercambista, por meio de uma coleta de dados dos relatos de experiência de intercambistas que realizaram seu intercâmbio no ano de 2019 na UFC, isto é, como o plurilinguismo praticado pelos padrinhos do PAI influenciam na recepção desses intercambistas. Para tanto, o programa foi financiado pela PROINTER no ano de 2019 de modo a recrutar estudantes bolsistas a fim de que esses assistissem intercambistas ativos na UFC nesse período. Para conduzir esta pesquisa apresenta-se a seguinte questão: Qual o impacto do plurilinguismo no processo de apadrinhamento e internacionalização na UFC? Knight (1993) apresenta que a internacionalização não é um fim em si, mas um processo dinâmico. Desse modo é necessário o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o plurilinguismo, para realizar esse processo. Ademais, Andrade (2018) apresenta que embora o inglês seja considerado uma língua franca para a comunidade científica, ela não é a única língua presente no meio acadêmico, pois há uma massiva presença de estudantes não anglófonos nas universidades brasileiras. Dessa forma, realizou-se uma enquete, por meio de um questionário, aos intercambistas ativos na UFC no ano de 2019 sobre seus relatos de experiência ressaltando o impacto positivo ou não do plurilinguismo nas suas experiências de intercâmbio. Por fim, para pesquisas futuras sugere-se o estudo individual do impacto de cada língua no ambiente acadêmico, sobretudo dentro do PAI, de modo a desenvolver diferentes formas de recepção, por parte dos bolsistas, dentro do processo de apadrinhamento de estudantes estrangeiros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão