A INTRODUÇÃO DA SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA NO CICLO BÁSICO DA GRADUAÇÃO MÉDICA
Resumo
Introdução: As Ligas Acadêmicas estão no programa de Extensão Universitária e funcionam em torno da extensão, pesquisa e ensino, objetivando a disseminação do conhecimento e o estímulo à curiosidade do aluno. Nesse contexto, no curso de Medicina, surgem as atividades de ensino que visam a introdução precoce da semiologia neurológica, abordada no Ciclo Clínico. Objetivos: Avaliar, no início da graduação médica, a importância da integração de conhecimentos básicos com a clínica e da introdução da semiologia neurológica no Ciclo Básico. Metodologia: Em 2 ocasiões em 2019, a Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga), participou do módulo de Sistema Nervoso, ministrando aulas acerca do exame dos pares de nervos cranianos. Foram 6 aulas de 50 minutos cada, expositivas e com uso de ferramentas visuais. Além disso, os alunos foram convidados a participar da demonstração. Um questionário foi entregue aos alunos, para a avaliação do impacto da atividade. Resultados: As respostas de 99 discentes evidenciaram a importância das aulas que integrem o conhecimento básico com a clínica e que introduzam a semiologia neurológica no Ciclo Básico. 98% dos discentes afirmaram que houve uma melhora do aprendizado do conteúdo e que a aula deve ser mantida no módulo. A facilitação do aprendizado em relação ao conteúdo (86%) e a possibilidade de o aluno vir a se interessar pela Neurologia (84%) foram as principais vantagens vistas. Ademais, um ponto destacado foi que atividades como essa mantém o interesse do discente pelo curso, dado que o Ciclo Básico é teórico. Conclusão: Desse modo, os discentes reconheceram a relevância das aulas que integram conhecimentos e que introduzam a semiologia neurológica precocemente, por favorecer o aprendizado e motivar o aluno no Ciclo Básico. Ressalta-se, o reconhecimento, por parte da coordenação da disciplina, da importância desse tipo de aula, promovido pela liga, em detrimento de aulas tradicionais, por mostrar alta eficácia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.