A MATEMÁTICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS: EM DEBATE A EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Gabriela Casimiro de Lima
  • Ramon de Sousa Sampaio
  • Maria Cleidiane Barbosa da Silva

Resumo

Atualmente, a educação sexual persiste como um tópico sensível, pois, culturalmente, acredita-se que promova sexo pré-marital e casual entre os alunos. A propagação desse pensamento traz implicações negativas, visto que limita o acesso do público escolar ao conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva. A matemática tem se apresentado como uma importante aliada dos temas transversais ao promover uma maior aceitação e compreensão de questões pertinente à educação sexual. Assim, neste trabalho apresentamos as percepções apreendidas nas aulas de matemática, cujo tema transversal foi educação sexual, realizadas durante o Curso Básico de matemática ofertado pela Seara da Ciência a alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino durante o semestre 2019.2. O curso foi planejado com o objetivo de se trabalhar as seguintes habilidades: •Reconhecer a importância das porcentagens no contexto científico e social; •Interpretar os dados apresentados na forma de tabelas e gráficos; •Valorizar essa linguagem como forma de comunicação; •E aplicação da probabilidade. A abordagem transdisciplinar da aula de matemática mostrou-se satisfatória ao discutir o tema transversal — Educação Sexual de forma conscientizadora e fundamentada em dados quantitativos. É importante, ainda, ressaltar que a matemática é famosa na população por ser uma disciplina que, muitas vezes, é complicada para os adolescentes. Essa dificuldade acontece pelo fato de ser uma ciência exata, que lida com números e dados — o que geralmente não é estimulante para os alunos. Através da contextualização, os alunos mostraram empenho na resolução das situações apresentadas, contribuindo para um aprendizado que transcende o uso de fórmulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão