A PRÁTICA DELIBERADA E A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDO, VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DA TÉCNICA INSTRUMENTAL, APLICADAS NA TURMA DE INICIANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO OFICINAS DE VIOLONCELO

Autores

  • Ana Vitoria Santos Silva
  • Johnnie da Silva Nascimento
  • Dora Utermohl de Queiroz

Resumo

Uma pessoa que está aprendendo um instrumento musical, seja ela de nível iniciante ou avançado, precisa dedicar algumas horas do seu dia para praticar individualmente seu instrumento. Diante disso, a maioria dos alunos possuem dúvidas de quanto tempo devem estudar por dia, preocupando-se muitas vezes mais com a quantidade de horas de estudo do que com a qualidade. Diante desta problemática, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações acerca da prática deliberada no estudo instrumental e como sua utilização beneficiou os alunos do Projeto de Extensão Oficinas de Violoncelo. A pesquisa consistiu, primeiramente, na observação das aulas e levantamento das maiores dificuldades que os alunos apresentavam, entre elas: afinação, empunhadura correta do arco, ligaduras e produção sonora de notas longas. A partir disso, foi aplicado um cronograma de estudos onde foram elencados exercícios específicos com o intuito de sanar cada uma das dificuldades citadas acima. Este cronograma exigia que os alunos dedicassem diariamente 1h e 30 min para prática do instrumento. Através da organização e aplicação deste cronograma, percebemos que ao longo do semestre os alunos obtiveram um rendimento mais rápido do que nos semestres anteriores. Por meio dessas experimentações, comprovamos que o estudo consciente melhora significativamente os resultados obtidos no instrumento. Assim, percebemos que mais do que “quanto” estudar, o estudante deve se perguntar “como” estudar. Dessa forma, o aluno irá refletir sobre quais estratégias utilizar para solucionar suas dificuldades e não apenas repetir por horas algum exercício sem obter melhora. Vale ressaltar que a orientação do professor é de suma importância nesse processo de autonomia do aluno, pois assim ele irá ajudar o estudante a refletir e a planejar melhor a qualidade de sua prática individual.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão