A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA DIRECIONADA POR DEMANDAS DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Francisco Douglas da Silva Freires Barros
  • Sandra Bastos Alves Oliveira
  • João Paulo da Silva Bezerra
  • Ana Vitória Chaves Vasconcelos Silva
  • Fabiane Elpidio de Sa Pinheiro

Resumo

Introdução: A estimulação precoce de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pertinente na promoção e no acompanhamento do desenvolvimento típico. Crianças com TEA e suas famílias precisam receber orientações, atendimento multiprofissional e suporte prático condizentes à complexidade de cada caso. A Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) é uma ferramenta que considera funções e expectativas no ambiente do paciente, com a vantagem de não ser específica para o diagnóstico, mas abrangente ao contexto biopsicossocial do TEA, além de englobar estágios do desenvolvimento infantil. Objetivo: Identificar formas de atuação fisioterapêutica no cuidado da criança com TEA, considerando demandas dos cuidadores no COPM. Métodos: Estudo descritivo transversal de abordagem qualitativa. Amostra de 20 crianças com diagnóstico de TEA atendidas na Unidade II do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) com idade de 3 a 9 anos no período de novembro de 2019. Os dados foram obtidos por meio do último COPM registrado nos prontuários e analisados pelo programa Microsoft Excel 2013. Resultados: Foi identificado um número diverso de demandas dos cuidadores de crianças com TEA, dentre elas, a fala e alimentação foram as de maior incidência. Porém, os cuidadores citaram variadas demandas de incidência similar que englobam aspectos de socialização, mobilidade funcional, brincar e cuidados pessoais. Conforme achados da literatura, condutas que obtiveram bons resultados em domínios relacionados aos achados deste estudo são as que embasaram a terapêutica em exercícios, melhorando integração social, motricidade fina e grossa, cognição, atenção e diminuição de estereotipias. Conclusão: A atuação fisioterapêutica fomentada em exercício é capaz de colaborar no cuidado da criança com TEA dentro das necessidades principais apontadas pelos cuidadores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão