A REALIZAÇÃO DO DIÁLOGO COM PACIENTES DA ENFERMARIA CIRÚRGICA: UM MÉTODO DE EDUCAR E OUVIR

Autores

  • Eugenio Alves Rolim
  • Lessandra Muniz Diógenes de Lemos
  • Carlos Eduardo Lopes Soares
  • Giovanni Lucas da Silva Gonçalves
  • Giovanna Karen Colares de Menezes
  • Annya Costa Araujo de Macedo Goes

Resumo

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA: O Grupo de Estudos em Cirurgia (GEC), coordenado pela Dra. Annya Goes e co-orientado pela Dra. Lara Veras, é um projeto de extensão da UFC formado por 21 estudantes de medicina que compartilham o interesse pela especialidade cirúrgica e buscam uma melhor relação com a comunidade atendida no serviço de cirurgia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O projeto de extensão foi elaborado devido à identificação da necessidade de realizar educação em saúde e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado para os pacientes internados na enfermaria cirúrgica do HUWC. OBJETIVOS: Esclarecer possíveis dúvidas sobre procedimentos cirúrgicos e cuidados pré e pós-operatórios, bem como ouvir os receios/medos que os pacientes possam ter. METODOLOGIA: Foi realizada uma escala semanal para que os membros comparecessem a enfermaria cirúrgica do HUWC nos dias de terça a quinta-feira, tendo como meta a conversa com até 3 pacientes por dia. O público-alvo da atividade incluíam os pacientes de pré e pós-operatório. Os temas e impressões eram debatidos em grupo ao fim de cada mês. PARCERIAS: A atividade conta com a parceria da Liga de Anestesiologia e Dor (LIAD) coordenada pela Prof. Josenilia Gomes. O projeto foi criado pela LIAD, com o título de VOVT (Vou me operar, vou tranquilo) e, posteriormente, fomos cortesmente aceitos para participar. RESULTADO: Foram alcançados uma média de 7 pacientes por semana, atingindo uma média de 168 pacientes ao longo de 07 meses de atividade. As principais dúvidas dos pacientes eram sobre as complicações anestésicas, complicações cirúrgicas e o sobre o tempo que iriam ter alta hospitalar. CONCLUSÃO: Vê-se, portanto, que, através do diálogo, procura-se amparar o paciente e educá-lo sobre o seu quadro clínico e tratamento. Ademais, o projeto aumenta a interação entre aluno e comunidade, favorecendo o desenvolvimento de experiências e aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão