A REVISTA DIZER COMO DIFUSORA DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO
Resumo
Um dos grandes problemas enfrentados pelos alunos da Universidade Federal do Ceará é o envolvimento em pesquisas. Os cursos de graduação da universidade possuem algumas falhas possíveis de ser identificadas e dentre elas está o distanciamento com a pesquisa científica. Este ponto é de grande interesse, uma vez que a Universidade é baseada em um tripé (ensino, pesquisa e extensão), todos esses aspectos levam à construção de um profissional qualificado, sendo indispensáveis para uma formação holística. Assim, o presente trabalho visa analisar a atuação do projeto de extensão “Revista Dizer”, periódico eletrônico da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. A Revista Dizer é composta, em sua maioria, por alunos de graduação (dos 25 membros ativos, apenas dois já concluíram o curso) possuindo como um de seus objetivos basilares a possibilidade, tanto para graduandos quanto para pós-graduandos, de publicar artigos. Nesse sentido, o escopo do estudo é analisar a contribuição da Revista Dizer para a difusão da pesquisa científica no Ensino Superior, principalmente, no que se refere à Faculdade de Direito. A pergunta central é: quais as reais contribuições que o eriódico produz para a valorização da pesquisa com natureza qualitativa, busca-se entender o papel da Revista dentro da já citada faculdade. Para isso, será utilizada a investigação direta, por meio de inspeções no site da Dizer e em face dos alunos que já publicaram no periódico. Percebe-se que, diante das falhas encontradas na graduação, os projetos de extensão são locais de criação e difusão de conhecimento. No caso da Revista Dizer, o esclarecimento da importância da produção científica e a constante possibilidade de ter esse envolvimento instigam a difusão da pesquisa entre os alunos da graduação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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