A SENSIBILIDADE E OS ELEMENTOS NA CONSTRUÇÃO COLETIVA COM AS CRIANÇAS DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Renata Milena Silva de Sousa
  • Carolina Vieira Silva

Resumo

A bolsa da qual eu faço parte atua junto ao Programa de Extensão “Ateliê do IPREDE: educação e experiência estética no terceiro setor”, em parceira com o Instituto da Primeira Infância (Iprede) que atende crianças de 0 a 6 anos em situação vulnerabilidade social. Trabalhamos em prol do desenvolvimento infantil através de teatro, desenhos, oficinas, cinema e instalações. O objetivo é envolver a criança em uma atmosfera sensível e, dessa forma, conectá-la com a prática e a apreciação artística, fortalecendo os vínculos familiares. A metodologia conta com a criação de espetáculos, contações de história, instalações e oficinas voltadas para a criança, mas também intentando fortalecer a díade, que é o relacionamento da mãe com o filho. Neste sentido, criamos diversos modos de operar com a criança através da Arte no ambiente de acolhimento da instituição; dente eles, as oficinas chamadas “Criando, Contando e Modelando”, na qual trabalhamos leitura coletiva, modelagem com massinha e outros elementos de visualidade; bem como as contações de história seguidas de mediação – que é a facilitação do acesso simbólico à obra de arte; os jogos dramáticos; e a musicalização. Podemos observar a crescente habilidade da criança em interagir nas atividades; focar quando da fruição de um espetáculo; e desenhar livre, sem modelos prontos ou a interferência de um adulto, bem como o seu desenvolvimento gráfico. O Ateliê também trabalha com a formação continuada de discentes, bolsistas, egressos e comunidade interessada, através de cursos livres e simpósio; e com o fortalecimento das relações graduação/extensão. Este projeto mostra-se relevante tanto para a instituição parceira, como para a Universidade, especialmente para os cursos de Teatro e Pedagogia; mas, principalmente, para as famílias que frequentam o Iprede, cujas crianças são favorecidas em seu desenvolvimento, uma vez que podem atuar com mais propriedade e autonomia em sua leitura e interação com o mundo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão