ABORDAGEM HUMANISTA NO ENSINO DE REDAÇÃO DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PAULO FREIRE.
Resumo
O presente trabalho expõe as experiências vividas por voluntários atuantes na Equipe de Redação do projeto de extensão Curso Pré-vestibular Paulo Freire, visando promover reflexões a respeito do papel do professor e corretor de redação e investigar sua atuação durante os laboratórios. Assim como, pretende refletir sobre como o trabalho acadêmico voluntário é um caminho para suprir responsabilidades sociais da universidade para com a comunidade. A nossa Equipe de Redação propõe uma abordagem mais humanista. Primeiramente, mediante a compreensão de que o público do curso é deveras heterogêneo e que possui dificuldades específicas. Além disso, o projeto é regido e impulsionado pela ótica pedagógica de Paulo Freire, que defende a valorização dos conhecimentos e da cultura do aluno. Dessa forma, colocando o professor como parceiro na construção de saberes. Essa perspectiva vai de encontro ao trabalho que tem sido realizado na maioria dos laboratórios de redação nas escolas. Ademais, ressalta-se a importância do envolvimento da comunidade acadêmica em trabalhos voluntários. Tal envolvimento surgiu da preocupação, principalmente diante da realidade educacional e política atual, não apenas com o ingresso no mercado de trabalho como também com o acesso das demais pessoas ao Ensino Superior. A respeito da metodologia, é importante ressaltar que o trabalho teve como ponto de partida um debate no qual foram observadas as diferenças entre o desempenho e os objetivos aspirados no curso Paulo Freire e em outras instituições. Após isso, ele se dividiu em três etapas: coleta dos relatos de experiência em campo, seguida pela análise desses relatos para então a implementação de uma nova perspectiva. Logo, foi possível observar que a abordagem mais humanista conduziu a um melhor desempenho por parte dos alunos, além de ter proporcionado um impacto extremamente positivo no desempenho e formação pessoal de cada voluntário.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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