ABRAÇANDO O AUTISMO: INTERVENÇÕES COM PAIS DE AUTISTAS DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Elias Cosme de Lacerda Filho
  • Felipe José Lima Paiva
  • Júlia da Silva Peixoto
  • Samir Farias da Rocha
  • Silvana Severino Matias
  • Estefanea Elida da Silva Gusmao

Resumo

As atividades do projeto abraçando o autismo se dedicam à prestação de serviços de acompanhamento psicológico para crianças dentro do contexto do espectro autista e atividades de psicoeducação para pais e à comunidade no âmbito da saúde psicológica. O projeto visa ajudar no desenvolvimento de habilidades básicas em crianças com autismo e fornecer conhecimento aos pais dessas crianças sobre estratégias de ensino para sujeito no espectro autista e trabalhar no acolhimento dessas crianças pela comunidade e pelo público acadêmico. Partindo de uma perspectiva empírica e de práticas baseadas em evidências aplicada a crianças diagnosticadas com TEA, as ações do projeto são propostas com ênfase em técnicas comportamentais, de tentativas discretas, juntamente com mensuração psicológica, a partir da escala childhood autism rating scale (Cars) que é uma escala de avaliação indireta visando contribuir para avaliação e consequentemente para as intervenções. As atividades de intervenção foram realizadas na fundação projeto diferente, e as atividades de ensino foram realizadas na Universidade federal do Ceará na sala do núcleo de avaliação psicológica em saúde. Em 2019 o projeto realizou avaliação de 8 crianças e acompanhou 4 dessas crianças trabalhando com atividades de estimulação por meio de tentativas discretas, além disso ofertou dois grupos de estudo, um para membros do projeto visando capacitação interna e outro para a comunidade acadêmica, também foi realizada uma capacitação interna feita juntamente com profissionais de psicologia parceiros do projeto. A partir disso entende-se que as atividades foram satisfatórias para o ano inicial do projeto e que outras ações são necessárias para o público com TEA, seus familiares, e futuros profissionais nesse contexto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão