ACOLHIMENTO DE ALUNOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA NO PROJETO NEEF RECÉM-INGRESSO

Autores

  • Josias Wericles Lima Freitas
  • Amanda Cardoso Rocha
  • Antônia Flávia Fernandes Torres
  • Vitória Gomes Damascento
  • Breno Felipe Guimarães Mota
  • Magno Jose Duarte Candido

Resumo

Criado em 1998, o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC, surgiu com o intuito de prestar suporte em atividades de extensão, ensino e pesquisas ligadas à área de forragicultura. No decorrer dos anos, foram realizadas palestras, oficinas e outras atividades para alunos dos cursos de ciências agrárias. No núcleo, os alunos têm a possibilidade de integrar conhecimentos de várias disciplinas, fazendo com que as áreas de conhecimento se complementem e favoreçam o aprendizado. Desta forma, objetivou-se dar suporte aos alunos de primeiro semestre dos cursos de Agronomia e Zootecnia do CCA, por meio de vivências agronômicas, tais como atividades de manejo animal em geral e manejo sanitário, além de permitir a participação em atividades de pesquisa, visando a proporcionar e a ampliar o conhecimento dos recém-ingressos, de modo a minimizar a evasão escolar. As atividades foram realizadas no próprio NEEF, onde os estudantes realizaram atividades ligadas ao manejo de pastagens cultivadas irrigadas e de sequeiro, manejo da irrigação, plantio e semeadura de gramíneas, bem como o manejo de ovinos da raça Morada Nova. Também foram realizadas apresentações de temas ligados às áreas de Forragicultura e Nutrição de Ruminantes, com apoio do Grupo de Estudos em Forragicultura e Alimentação de Ruminantes - GEFAR. A ação contou com a participação de vinte estudantes durante o ano de 2019, dos quais sete ainda estão engajados nas atividades. Concluiu-se com esse trabalho a importância da vivência prática de alunos das agrárias como forma de incentivo e controle da evasão escolar, além da integração de conhecimentos e capacitação dos estudantes, visando a formar profissionais mais qualificados nessa área. AGRADECIMENTOS: UFC; PREX; NEEF; SDA; FAEC/SENAR.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão