ALUNOS E FAMILARES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NO QUARTO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UFC (PROGRAMA DE ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM DA UFC: DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DOENCAS DA PRÓSTATA, QC.00.PG.157)

Autores

  • Matheus de Sousa Silva
  • Nina Victória Ribeiro e Silva
  • Rafael Martins
  • Igor Mota Veras de Carvalho
  • Joaquim Tavares
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

O IPSS (Escore Internacional de Sintomas Prostáticos) é um questionário autoaplicável constituído por sistema de escores para diagnosticar sintomas urinários em homens,conduzir e acompanhar o seu tratamento. Durante a 2ª edição DA SEMANA DA PRÓSTATA 2019. O IPSS foi passado para alunos do 4 semestre, que dela participavam, como recurso pedagógico prático visando o aprendizado da técnica semiótica do trato urinário, despertá-los para o papel do futuro médico no diagnóstico precoce das doenças e motivá-los para uma conversa em casa sobre a prevenção de doenças da próstata. Objetiva-se avaliar um recurso pedagógico aplicado no contexto de alunos e seus familiares, suas dificuldades e efetividade no aprendizado de seus conteúdos. Foi aplicado o questionário aos alunos do 4° semestre de medicina indagando sobre o IPSS e sua aplicação em familiares. Destes alunos, 100% sabem o que é IPSS. Apenas 65% aplicaram o IPSS, sendo que 81% foram aplicados em seus pais e 50% deles aplicaram, pois perceberam a importância do IPSS na aula, 37% não aplicaram pois não morava com seus familiares. A experiência foi positiva para 71% dos alunos , de fácil aplicação e rápida. 26% dos alunos revelaram que possuem dificuldades em abordar os mais velhos em sua família, e como principal problema apontado se encontra a “dificuldade de abordar o assunto considerado muito intimo.” Todos os alunos questionados conheciam o IPSS e sua importância para o diagnóstico da disfunção urinária, entretanto um pouco mais da metade conseguiram aplica-lo em familiares. Em relação a aplicação foi revelado uma experiência positiva, em acréscimo de aprendizado sobre o tema abordado em sala de aula e seu uso na pratica médica. Contudo, foi observado em considerável número de alunos a existência de dificuldade em abordar o assunto relacionados a saúde masculina com seus parentes mais velhos, uma habilidade que precisa ser desenvolvida nos alunos, já que serão futuros médicos e precisam amadurecer a r

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão