ANÁLISE ATRAVÉS DE DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O projeto de extensão intitulado “Diálogos reflexivos sobre práticas pedagógicas dos professores do ciclo de alfabetização”, tem por objetivo contribuir no processo de formação complementar e continuada de alfabetizadores (do Infantil V e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental) e graduandos em pedagogia. Para tanto dentre outras atividades desenvolve um curso de extensão de 80 h/a, ministrado pela profª Drª Maria José Barbosa, destinado a estes dois segmentos. Atuando como bolsista deste projeto, no curso, apresentamos o presente estudo, que se propõe a analisar as vivências na sala de aula e as experiências relatadas por professores e alunos da pedagogia nos encontros realizados na Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará. Adotamos a estratégia de pesquisa:observação participativa, onde as experiências vividas durante os encontros foram registrados em formato de diários de campo. Os estudos do curso são fundamentados em autores como: Ferreiro (2001), Morais (2012) e Feuerstein (2014) que dialogam sobre os temas: sistema de escrita alfabética; sujeitos da alfabetização: saberes e processos de aprendizagem; práticas pedagógicas na alfabetização e letramento de crianças na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; aprendizagem mediada, oralidade, estratégias de leitura e escrita, com o objetivo de relacioná-los com as práticas dos alfabetizadores, bem como auxiliar na formação dos graduandos de pedagogia. Como resultados parcialmente obtidos, podemos verificar a contribuição satisfatória dos estudos do curso entre os professores e graduandos, constatada através do relato dos professores sobre a adoção dos novos saberes em suas práticas. Percebe-se também que a prática dos professores debatida em sala de aula contribui sobremaneira na formação dos graduandos; e as trocas de experiências entre os professores alfabetizadores reflete-se na consciência e práticas pedagógicas destes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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