ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS DO PICI.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo central analisar a organização curricular das disciplinas de Educação Ambiental ofertadas na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici. Para isso foi utilizado uma pesquisa bibliográfica para delimitar os conceitos acerca de políticas públicas, educação ambiental e política ambiental. Para analisar as disciplinas ofertadas pela UFC foi empregado a pesquisa documental. Dessa forma, a pesquisa com caráter descritivo, utilizou dados secundários a partir de leituras relacionadas ao tema, como também foram coletados dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no período de 20 à 31 de maio de 2019. Dessa maneira, foram obtidas quatro (04) disciplinas referente a Educação Ambiental ofertadas para todos cursos de graduação do Campus do Pici, sendo ofertadas pelo Departamento de Geografia, Departamento de Biologia, Departamento de Teoria e Prática de Ensino e pela Pró-Reitoria de Graduação e assim, observado sua abrangência relativa à Política Nacional de Educação Ambiental, com algumas ressalvas na análise da ementa. Desse modo, foi possível concluir que essas disciplinas são ofertadas como optativas para todos os cursos do campus, com exceção do curso de Ciências Biológicas, e estão todas ativas. Contudo, ainda há desafios na Educação Ambiental no ensino superior, pois em algumas ementas ainda existem carências de abrangência dessa área de estudo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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