ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UFC SOBRE AFOGAMENTO

Autores

  • Thais Maria Lopes de Sousa
  • Yuri Maia Teixeira
  • Guilherme Pinho Mororó
  • Bruno Vinícius Duarte de Azevedo
  • Mariana Nogueira Dantas
  • Ricardo Maria Nobre Othon Sidou

Resumo

INTRODUÇÃO: boletim epidemiológico da SOBRASA de 2018 informa que cerca de 16 brasileiros morrem diariamente vítimas de afogamento. Prevenir, reconhecer e saber manejar o atendimento dessas vítimas é responsabilidade do profissional da saúde e de todo o cidadão. Apesar desta importância, observa-se que na grade curricular do Curso de Medicina da UFC pouco ou nenhum espaço para este tema. OBJETIVO:Avaliar o conhecimento e vivência do estudante de Medicina da UFC acerca do tema afogamento desde prevenção até suporte básico de vida mediante formulário online. MÉTODO:Aplicação de questionário estruturado na plataforma Google Forms composto por 10 questões de múltipla escolha e 5 itens. RESULTADO:Participaram 54 voluntários entre o 1º e 8º semestre, com destaque para o primeiro semestre, representando 31%. Do total, 72% nunca presenciaram um afogamento, 15% presenciaram afogamentos ocorridos na água salgada e cerca de 13% na água doce.Cerca de 5,4% foram acionados para ajudar nesta situação. A média de acerto do total de questões foi 63%. As perguntas com maior taxa de erro versavam sobre existência de técnicas para remover água dos pulmões; categorização do grau de afogamento e faixa etária de maior risco de morte. Houve 55,6% e 66,7% de acerto, respectivamente, nas perguntas acerca do maior número de mortes em água doce e da indicação de chamar os bombeiros pelo telefone 193,Nas questões referentes à prática do Suporte Básico de Vida, 94,4% acertou qual é a posição de segurança utilizada em uma vítima inconsciente e sinais vitais mantidos; 81,1% soube quando iniciar uma RCP e cerca de 59,3% informou corretamente qual a sincronização compressão/ventilação. CONCLUSÃO: A avaliação do conhecimento e vivência do estudante de Medicina acerca do tema mostrou-se mediano e, dada a relevância social do tema, faz-se necessário a presença deste assunto na grade curricular, como a sua capacitação tanto na prevenção, reconhecimento e aplicação do BLS nas vítimas de afogamento

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão