APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS INTERATIVOS NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NA SEARA DA CIÊNCIA.

Autores

  • Samulo de Oliveira Mendonca Silva
  • Ana Clara Monteiro da Silva
  • Ivaniely Sampaio do Nascimento
  • Jessica Miranda Abreu

Resumo

A Seara da Ciência é o órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, que adota a interdisciplinaridade como proposta de ensino das Ciências, através dos Cursos Básicos nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia e Astronomia, ofertados aos estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino. Além disso, dispõe de um salão de exposição com experimentos interativos aberto à visitação gratuita. Acerca dos Cursos Básicos, destaca-se o da Matemática pela grande procura e por ser realizado, em parte, em um espaço de educação não formal, fugindo da formalidade da sala de aula. Esta pesquisa propõe trabalhar a aplicação do Salão de Exposição e de seus experimentos na área de Matemática como intermediador do aprendizado na disciplina supracitada a fim de facilita-la. Para tal finalidade, a pesquisa está sendo realizada na Seara da Ciência, com os alunos matriculados no Curso Básico de Matemática ofertado no semestre 2019.2. Assim, esse estudo objetiva compreender novas metodologias de ensino que possam contribuir para a aprendizagem de matemática. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de observação das interações nas aulas e ao final do curso foi aplicado um questionário abordando a percepção dos alunos na dinâmica das atividades realizadas. A partir dos dados estatísticos foram retiradas informações relevantes acerca da metodologia aplicada, da recepção dos alunos e do progresso da aprendizagem. Como pontos conclusivos, observou-se que a abordagem obteve ótima receptividade dos alunos e que o interesse pela área das Ciências Exatas e a compreensão dos conteúdos foram melhorados, sendo possível, portanto, aprender de forma lúdica, desmistificando a máxima de que estudar matemática é só decorar fórmulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão