APLICAÇÃO DE OFICINAS SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PÚBLICA

Autores

  • Frederico Marx Borges Lucena
  • Alan Queiroz de Souza Santos
  • Ismael Webster Paiva Lopes
  • Larissa Ferreira da Silva
  • Eudiana Vale Francelino

Resumo

Introdução/Justificativa: No Brasil, adolescentes e jovens na faixa etária entre 16 a 24 anos praticam a automedicação, sem qualquer tipo de orientação por parte de profissionais da saúde (ICTQ, 2014), daí a importância de atividades e ações voltadas para esse público. Objetivo: Fornecer, orientar e promover informações aos alunos pertencentes a uma escola profissionalizante do ensino médio, a fim de que eles possam ter conhecimento a respeito do uso indiscriminado de medicamentos, bem como seus efeitos indesejáveis, através de sua inserção como tópicos sobre educação em saúde e a participação ativa de acadêmicos em saúde, destacando-se aqui os do Curso de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Método: Realização de reuniões quinzenais para a preparação e validação de oficinas com diferentes temas relacionados ao URM como: contraceptivos, anabolizantes, farmacovigilância, falsificação de medicamentos, fitoterapia e vacinas. Em seguida, na escola, as oficinas eram aplicadas, atendendo os dias de agendamento nas disciplinas de química e biologia, durante o período de aproximadamente uma hora e no final um formulário on-line para coletar os depoimentos dos estudantes, foi enviado aos participantes das turmas de enfermagem e hotelaria. Resultados: Seis oficinas foram aplicadas com materiais educativos distintos. Foram respondidos sete formulários. Um dos estudantes deu a seguinte declaração: “Por meio dessas oficinas eu pude ter noção, ter um pouco mais de conhecimento de uso de medicamentos, pude aprender os riscos, aprendi uma coisa que é muito essencial que é sobre o anticoncepcional, enfim aprendi diversas coisas muito importante”. Conclusão: Com este trabalho foi possível concluir e perceber a importância da integração entre a comunidade acadêmica e as escolas públicas. Os impactos positivos descritos pelos adolescentes, os tornam multiplicadores desse conhecimento entre o círculo de amigos, a comunidade e a família.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão