APROXIMAÇÃO DO CT ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DO PICI POR MEIO DA TOPOGRAFIA

Autores

  • Karyna Stefhany Jorge Cunha
  • Rafael Wendell Barros Fortes da Silva
  • Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro

Resumo

O Projeto de Extensão “Engenharia na Escola” foi criado em 2017 por um aluno do curso de Engenharia Civil, e, desde então, vem sendo aplicado nas escolas públicas do entorno do Pici visando aproximá-las do Centro de Tecnologia, tendo como objetivo disseminar informações acerca da Universidade Federal do Ceará (UFC) para os alunos das escolas selecionadas, apresentando as oportunidades que a universidade oferece aos graduandos e também, por meio de um minicurso, relacionar os conteúdos aprendidos, na escola, nas disciplinas de Matemática e Geografia. Para isso, foi escolhida a disciplina de Topografia, do curso de Engenharia Civil, visto que esta tem a teoria e a prática aliadas no seu ensino. Dessa forma, duas escolas que ficam próximas ao Campus do Pici foram selecionadas: a EEEP Presidente Roosevelt e a EEMTI Santo Afonso, para a realização das atividades de ensino e extensão. O primeiro momento se deu nas escolas, com a realização de uma palestra, abordando os temas relacionados à UFC. Após a palestra, os alunos interessados participaram da segunda etapa do projeto, que é um minicurso ofertado sobre “Noções de Topografia e suas Aplicações”, introduzindo-os aos levantamentos planimétrico (1º dia) e altimétrico (2º dia), explanando a teoria e a prática, em campo, com os instrumentos topográficos (estações totais e níveis). No primeiro dia foi aplicado um questionário para medir o conhecimento que eles já possuíam sobre Matemática e Geografia e, no segundo, ao final do minicurso, outro questionário também foi aplicado. Verificou-se que, mesmo os alunos sendo de escolas e séries diferentes, os resultados mostram que eles conseguiram aprender os conhecimentos repassados no minicurso. Além disso, o projeto foi bem avaliado pelos alunos e alguns deles pediram a ampliação de sua carga horária.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão