AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA FORMADORES E FORMANDOS ACERCA DA TEMÁTICA MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO

Autores

  • Naiara Pinto Mesquita
  • Esterlândia Souza Castro
  • Deyviane Maia Silva
  • Samara Maia Andrade Queiroz
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Entendendo a importância da formação continuada e a relevância dessa formação na atuação docente, colocar os ensinamentos em prática e comprovar que os conteúdos apreendidos fez a diferença na sua atuação, é um método eficaz para confirmar a necessidade da participação e colaboração constante nessas formação, que como o próprio nome diz, precisa ser constante. Assim, a partir da experiência como bolsista da formação continuada em Educação Física Escolar realizada no município do Eusébio, durante o ano de 2019, promovida pelo IEFES-UFC, busquei pôr em prática na minha atuação docente, visto que já me encontro trabalhando na escola, todo o conhecimento adquirido na formação no que diz respeito ao módulo de material didático alternativo, e identificar a eficácia do aprendizado da formação. Fizemos um planejamento para trabalhar com a confecção de materiais alternativos da escola, com alunos do fundamental I (4º e 5º ano), durante o último bimestre do ano. Os materiais escolhidos foram: a fita da ginástica, a espada da esgrima e o disco do atletismo. Utilizamos materiais descartáveis ou reutilizáveis, como palitos de churrasco, fitas decorativas, jornais velhos, pratos de papelão, além de fita adesiva, cola quente e lápis de cera. Realizamos seis aulas, sendo duas para cada material, nas quais uma era confecção e a outra experimentação e fruição do material confeccionado. Identificamos que as aulas se tornam muito produtivas, desperta o interesse, a atenção e a criatividade dos alunos, além de promover uma proximidade dos alunos para com o professor, pois estão construindo a aula juntos. Assim concluímos que de fato a formação continuada faz diferença, e não somente para quem participa da mesma, mas também para os facilitadores e bolsistas que estão à frente das ações, isso tudo porque trabalhamos sempre em caráter reflexivo, dialógico e colaborativo, no qual o aprendiz é autor e ator da formação, juntamente com os formadores, então ensinamos e aprendemos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão