AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Thais Cristina Cardoso da Silva
  • Jakeline Alencar Andrade
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

A presente pesquisa discorre sobre o papel formativo que a Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) vem desenvolvendo ao longo de seus quatro anos de existência, apresentando uma descrição das atividades do espaço, bem como a percepção dos estudantes-brinquedistas sobre a relação entre estas atividades e a formação do pedagogo. Seu objetivo é identificar de que forma a experiência como brinquedista contribui para a formação dos futuros professores. De cunho qualitativo, a pesquisa utilizou-se, para a construção dos dados, de análise documental e de questionários semiabertos. A discussão e a análise dos dados apontam como principais achados que a brinquedoteca tem contribuído na formação do pedagogo, tanto na perspectiva teórico-prática, como na construção de saberes e valores essenciais a configuração profissional dos estudantes. As atividades realizadas pela Brinquedoteca têm provocado uma reflexão sobre a importância do brincar, além de colocar os alunos em contato com situações práticas da docência como planejamento, pesquisa, observação e registros orais e escritos. Os resultados apontaram também que a Brinquedoteca tem se destacado no âmbito das ações de extensão, aliando a formação docente à difusão de conhecimentos junto à comunidade. Desse modo, a Brinquedoteca, neste curto período de existência, já figura como um equipamento do curso de pedagogia que vem cumprindo e consolidando o seu papel no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão