AS DIFICULDADES DO ESTUDANTE NO INGRESSO Á GRADUAÇÃO
Resumo
O ingresso à universidade é um dos momentos mais esperados por parte dos estudantes oriundos do ensino médio, porém o desconhecimento do sistema, das relações, da estrutura, das metodologias utilizadas pelos professores ocasiona dificuldades de adaptação a esse mais novo ambiente de saberes que é a universidade. O presente estudo tem como objetivo analisar a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes veteranos da licenciatura em pedagogia na Faculdade de Educação (FACED). Adotamos a abordagem qualitativa com entrevistas semi-estruturadas à seis estudantes, aplicada no mês de maio do ano 2019. A pesquisa apoia-se nos pressupostos de Jean Piaget (1994) no que tange a anomia, heteronomia e autonomia. Participaram deste estudo um homem e cinco mulheres, de 17 a 22 anos, sendo metade deles do terceiro semestre e os outros do segundo e sexto semestre. As análises coletadas indicam que 34% (trinta e quatro por cento) dos jovens estudantes veteranos participantes do estudo não conseguiram superar as dificuldades encontradas por motivos diversos como: aumento da carga horária de trabalho, problemas financeiros e timidez. Enquanto que 66% (sessenta e seis por cento) superaram suas dificuldades de adaptação ao curso de graduação através: da conquista de autonomia, aprendendo a desenvolver-se por si só, adquirindo maturidade para resolver seus conflitos, administrando seu tempo, conquistando seu próprio espaço na universidade; buscando contato com outras pessoas, por informações, amadurecimento nas relações diversas com os colegas, professores e coordenadores; desenvolvendo pensamento crítico com leituras e debates; buscando conhecer os locais e setores diversos dentro da universidade para se localizar bem geograficamente e apropriar-se do espaço acadêmico, adequando-se a carga horária oferecida, e assim, adaptando-se ao sistema universitário.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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