ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autores

  • Mirella Joyce Carolino de Castro
  • Francisca Geny Lustosa

Resumo

Esse resumo socializa a ação extensionista realizada no âmbito do Projeto ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, desenvolvida ao longo de 2019, na Sala de Recurso Multifuncional, da FACED/UFC. O projeto tem o objetivo ofertar o AEE para os alunos que apresentam Deficiência Intelectual e Física, Autismo/TEA e Altas habilidades/Superdotação, matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Superior do município de Fortaleza. Utilizamos como metodologia a investigação com base nos estudos de caso dos alunos ao realizar as atividades propostas pelo atendimento e a elaboração de práticas pedagógicas que desenvolvam as necessidades de cada sujeito. O projeto ocorre em parceria com o grupo de pesquisa Pró-Inclusão (Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores). Também tivemos a colaboração de duas pesquisas acadêmicas da Pós-graduação, sendo elas: uma pesquisa de mestrado, “Inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: estratégias de mediações construídas na interação entre familiares e docentes”, e uma pesquisa de doutorado, “Tecnologias Móveis e Aplicativos Educacionais de Leitura e Escrita: implicações na alfabetização e letramento de crianças com Deficiência Intelectual”. Nesse ano, o projeto recebeu melhorias em sua estrutura física para atender com maior qualidade seus sujeitos. Dessa forma, tivemos uma ampliação significativa, contribuindo com professores da rede regular pública de ensino. Por fim, é válido considerar a evidente demanda desta ação de extensão, em função da nítida fragilidade das instituições educativas, tanto as de ensino superior como aquelas de educação básica, no que tange à construção de práticas educativas inclusivas, fato que justifica a iniciativa realizada e o pleito de sempre renovarmos a proposta, com ampliação de suas garantias institucionais e de recursos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão