ATIVIDADE DO PROJETO IMUNO ENSINA UFC NA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE JUAREZ TÁVORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco David Araujo da Silva
  • Gabriel Caetano da Souza
  • Líllian Ravena Ferreira Evaristo
  • Mateus Andrade da Rocha Farias
  • Edson Holanda Teixeira

Resumo

O Imuno Ensina UFC é um projeto de extensão que aproxima os alunos de escolas profissionalizantes de Fortaleza às temáticas relacionadas com a imunologia básica de forma contextualizada ao cotidiano. Utilizando uma linguagem acessível, aliada à aplicação de metodologias ativas, o projeto busca despertar no jovem o interesse para as áreas da educação em saúde e qualidade de vida, dando condições para que possam transmitir os conhecimentos adquiridos à comunidade. O presente trabalho tem por objetivo expor a experiência obtida durante as ações promovidas na Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora, além de analisar os impactos das atividades sob a visão dos alunos da instituição alvo. As ações foram realizadas através de encontros presenciais semanais durante as duas últimas semanas do mês de outubro de 2019, totalizando quatro encontros. As atividades foram desenvolvidas com as turmas de 1° ano do curso de Massoterapia e Edificações. Nos encontros foram abordados os seguintes temas: Introdução à Imunologia, alergias e vacinas. Neste período contamos com a participação de cerca de 68 alunos a cada encontro. Ao final do ciclo de ações realizadas foi aplicado um questionário de múltipla escolha para avaliar o nível de satisfação dos estudantes com as atividades realizadas. Dos 68 alunos que responderam o questionário, 54% avaliaram como excelente a metodologia utilizada pelo projeto, 51% afirmam que o projeto trouxe informações novas, 54% pretendem acompanhar o projeto nas redes sociais e 100% afirmaram indicar o projeto para outras escolas. No decorrer das atividades foi perceptível o interesse e participação dos estudantes, que mesmo numerosos, mantiveram o foco e levantaram diversos questionamentos relativos às temáticas discutidas. Conclui-se que as ações executadas obtiveram considerável aceitação pelos alunos devido a abordagem de temas contextualizados às problemáticas de saúde presentes no cotidiano dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão