ATIVIDADES DE EXTENSÃO SOBRE PREVENÇÃO DE HIV/AIDS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Ernesto Sousa Barroso
  • Ana Kelle Borges de Ávila
  • Mariana Milfont Rangel Lima
  • Patrick de Sousa Gomes
  • Richardson Lopes Bezerra
  • Patricia Neyva da Costa Pinheiro

Resumo

INTRODUÇÃO: A extensão é um dos componentes básicos das universidades, onde é compartilhado com o público externo o conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa dos acadêmicos e docentes. Em saúde, o compartilhamento do conhecimento, também chamado de educação em saúde, é uma estratégia preventiva que tem por objetivo proporcionar uma maior autonomia às pessoas, permitindo a tomada de decisão embasada no conhecimento científico. Para o público adolescente essa estratégia pode ser bastante eficiente, principalmente na prevenção de HIV/Aids por proporcionar uma conscientização acerca de comportamentos de vida saudáveis. OBJETIVO: Relatar a experiência das atividades de extensão sobre prevenção de HIV/Aids em escolas públicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as atividades de extensão realizadas com adolescentes do ensino médio de 6 escolas públicas de Fortaleza, uma de cada região da cidade, sorteadas de modo aleatório, entre março e novembro de 2019. As atividades ocorriam de acordo com a disponibilidade da escola, que cediam alguns turnos para a realização da atividade. Eram utilizadas metodologias ativas para incentivar a participação dos estudantes e exposição oral de métodos de prevenção de HIV/Aids. RESULTADOS: Os adolescentes se mostravam participativos e interessados pela temática. Faziam perguntas pertinentes, além de relatarem experiências, discutindo as diferentes perspectivas por eles vividas e aprendendo acerca de comportamentos de vida saudáveis. CONCLUSÃO: Conclui-se que a educação em saúde é uma estratégia simples, porém eficaz no controle e prevenção de situações que possam gerar danos à saúde, conscientizando acerca de comportamentos saudáveis baseados em conhecimentos científicos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão