ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO CUIDADO À CRIANÇA COM MIELOMENINGOCELE E HIDROCEFALIA: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Lara Figueiredo Vasconcelos
  • Giovanna Monique Pereira Feitosa
  • Débora Rodrigues de Morais
  • João Paulo da Silva Bezerra
  • Ana Vitória Chaves Vasconcelos Silva
  • Fabiane Elpidio de Sa Pinheiro

Resumo

INTRODUÇÃO: A Mielomeningocele (MMC) ocorre quando, durante a gestação, a estrutura óssea da coluna não se fecha completamente, deixando expostas partes da medula e do sistema nervoso. Os sinais e sintomas se manifestam através de alterações motoras, sensitivas, tróficas e esfincterianas e, além disso, uma de suas diversas consequências é a Hidrocefalia, caracterizada pelo aumento do volume do líquido cefalorraquiano (LCR), que agrava o prognóstico. OBJETIVOS: Compreender sobre a atuação da fisioterapia em uma criança com diagnóstico de Mielomeningocele e Hidrocefalia. METODOLOGIA: Relato de caso de uma criança com Mielomeningocele e Hidrocefalia grave atendida no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP). CASO: R. J. N. A., sexo masculino, 10 meses de idade cronológica, sendo prematuro de 36 semanas e 4 dias, e idade corrigida de 9 meses. Possui diagnóstico de mielomeningocele e de hidrocefalia grave e fez cirurgia de correção na coluna, no pé e de derivação ventrículo-peritoneal (DVP). Possui hipotonia do MMII, não possui sensibilidade nos pés e não realiza transferência de postura. Após a avaliação utilizando a Escala Infantil Motora de Alberta (AIMS) obteve o percentil 5th, que indica um transtorno importante no desenvolvimento motor. RESULTADOS: A conduta terapêutica visa à aquisição de mobilidade independente e a potencialização do desenvolvimento sensório motor. Por isso, os atendimentos tinham como objetivo a promoção de suas habilidades físicas, com a realização das transferências de posturas de acordo com os marcos motores de sua idade, como o rolar e o ficar de gatas, e a prevenção da instalação de comorbidades. CONCLUSÃO: Com isso, a fisioterapia atua, principalmente, na estimulação do desenvolvimento infantil a fim de prevenir o atraso em seus principais marcos motores e auxiliá-lo na obtenção de níveis máximos de independência, proporcionando uma melhora em seu desempenho funcional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão