ATUAÇÃO DE INTEGRANTES DA LIGA ACADEMICA DE ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco Jose da Silva
  • Maria Alaylce Pereira Germano
  • Lizandra Sampaio de Oliveira
  • Marcelo Felipe de Sousa Oliveira
  • Marina Guerra Martins
  • Joselany Afio Caetano

Resumo

A Liga Acadêmica de Enfermagem em Nefrologia (LAEN) é um projeto do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) composto por acadêmicos, professores e profissionais fornecendo pesquisa, ensino e extensão na área da nefrologia. Objetivo relatar as vivências de estudantes e professores em um projeto de extensão realizado com pacientes com doença renal crônica. Trata-se de um relato de experiência vivenciada por 12 acadêmicos do curso de enfermagem durante as extensões no ano de 2019. As ações foram realizadas no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Instituto de Nefrologia do Ceará (INECE), Shoppings, Departamento de Enfermagem. Para a execução deste projeto utilizaram-se como ferramentas metodológicas dinâmicas de grupo, seminários, estudo de caso; além de visitas técnicas e observação nas unidades de hemodiálise e no ambulatório de transplante renal, com foco as demandas, necessidades e anseios do público alvo. As ações possibilitaram o aprendizado sobre a estrutura do ambiente, os equipamentos, as principais intercorrências clínicas dos pacientes na nefrologia, acompanhamento das consultas de enfermagem no pré-trans e pós transplante e realizaram alguns cuidados: pesagem, verificação da pressão arterial, embora que muitos procedimentos práticos não puderam ser realizados por se tratar de procedimentos especializados. A relação entre discente, docente e equipe de enfermagem favoreceu o aprendizado daqueles em formação, nos cuidados prestados aos pacientes atendidos no setor de nefrologia, além das ações em locais públicos, onde se realizava palestras e investigação dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal. A realização das extensões promoveu enriquecimento e amadurecimento dos acadêmicos, além de promover uma formação mais ampliada que prioriza a qualidade de vida do paciente em cuidados especiais e dar oportunidade de conhecer setores que não são contemplados nas aulas-práticas e estágio durante o curso de graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão