ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR UM ACADÊMICO DE FARMÁCIA

Autores

  • Julio Cesar Castro Silva
  • Vitória Carla Carvalho
  • Maíra Maria Leite de Freitas
  • Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro
  • Ana Karine Macedo Teixeira

Resumo

A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) apresenta-se como uma modalidade nas quais membros de diferentes profissões aprendam juntos, de forma interativa, com o objeto de avançar na perspectiva da colaboração, tendo como prerrogativa a melhoria na qualidade da atenção à saúde. A EIP possui bastante relevância no desenvolvimento de competências colaborativas como pilares para o efetivo trabalho em equipe na produção dos serviços de saúde e promoção do cuidado. Objetiva-se assim relatar a experiência e a importância do desenvolvimento de atividades interprofissionais para a formação em saúde de um acadêmico de farmácia. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo. As atividades foram realizadas no período de abril a outubro de 2019 pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-saúde) em uma unidade básica no território da Barra do Ceará. Durante o período analisado foram desenvolvidas as seguintes atividades: visitas domiciliares, em que acadêmicos e profissionais de diversas áreas da saúde atuando de forma interprofissional contribuíram para a construção de um plano terapêutico singular para os pacientes atendidos; territorialização em saúde com o reconhecimento e análise situacional do território trabalho; realização de atividade de educação em saúde sobre o uso racional de medicamentos; acompanhamento de grupos terapêuticos sobre hábitos saudáveis e prevenção à dor. Tais ações foram realizadas visando à atuação interprofissional entre acadêmicos e profissionais da área da saúde, bem como à integralidade da universidade com o Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação interprofissional constitui uma atividade bastante enriquecedora para o acadêmico, tendo em vista que ações não são vivenciadas na matriz curricular do curso de farmácia. Permitindo que o estudante desenvolva novas percepções acerca do trabalho interprofissional, troque sabores com diversas áreas, de modo a promover a integração ao cuidado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão