AVALIAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO TEÓRICO E DA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL POR MEIO DA APLICAÇÃO DE PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE

Autores

  • Isabela AragÃo Colares
  • Calisto Dantas de Medeiro Neto
  • Lucas Matheus Medeiros de Castro
  • Wendy Gomes Carneiro
  • Carlos Gustavo Rodrigues Domingues
  • Antonio Augusto Guimaraes Lima

Resumo

Introdução: A Hipertensão Arterial (HA) é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, tendo sido diagnosticada em 24,7% da população brasileira em 2018, segundo o Ministério da Saúde. Dessa forma, é fundamental a consolidação dos conhecimentos sobre pressão alta para a promoção de saúde da população. Objetivos: Avaliação do conhecimento e percepção de estudantes de Medicina, participantes do III Curso de Introdução à Cardiologia, organizado pela Liga do Coração (projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina/UFC). Metodologia: No curso estavam presentes 11 alunos do primeiro ao terceiro semestre. Inicialmente todos responderam um pré-teste de 5 questões, depois foi dado uma aula sobre o tema pelos ligantes e, em seguida, aplicado um pós-teste. Resultados: Comparando as percentagens de acertos antes e depois da capacitação observamos que a questão 1, que perguntava sobre valores pressóricos diagnósticos de HA, teve inicialmente 81% de acertos, em seguida 100%. As questões 2, 3 e 5, direcionadas para a clínica, evidenciaram a inexperiência dos alunos, os quais estão iniciando o curso. Cada uma apontou um crescimento de acertos, respectivamente, de 63% para 100%, de 54% para 90% e de 36% para 54%. Já a questão 4, que apresenta o contexto da fisiologia, onde muitos já apresentavam conhecimentos prévios, cresceu de 81% para 100% acertos. Em suma, das 55 questões respondidas, no pré-teste houve 35 acertos, enquanto que no pós-teste, 49. Conclusão: Por fim, pode-se concluir que houve eficiência para o aprendizado na capacitação sobre hipertensão arterial, de acordo com o resultado dos testes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão