AVALIAÇÃO DA RETENÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DE GENÉTICA CLÍNICA E MOLECULAR EM ESTUDANTES DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) FORTALEZA

Autores

  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • David Augusto Batista Sá Araújo
  • Jad Gabriele Silva Maia
  • Martan Barroso Castelo Branco
  • José Ajax Nogueira Queiroz
  • Maria do Socorro Queiroz Alves De Souza

Resumo

INTRODUÇÃO: A genética é um amplo campo de estudo e tem se tornado cada vez mais relevante na prática médica. Considerando a importância do seu aprendizado pelos futuros médicos e antevendo seu benefício à comunidade, esse trabalho aborda quanti e qualitativamente os conhecimentos retidos nessa área pelos estudantes do 2º semestre do Curso de Medicina da UFC. A genética está inserida no 1º semestre do curso. OBJETIVO: Analisar a retenção de conhecimento, na área de genética, pelos estudantes do 2º semestre do Curso de Medicina UFC-Fortaleza. MÉTODO: Aplicou-se um questionário de 6 questões conceituais (múltipla escolha) e 1 questão autoavaliativa do conhecimento (de 0 a 10) após o módulo de Biologia Celular e Molecular, o qual se baseou nos assuntos abordados em genética. RESULTADOS: Analisaram-se as respostas de 56 alunos, 26 do sexo feminino (média de idade 20.42 ± 0.47) e 30 do sexo masculino (média de idade 19.38 ± 0,30). Os resultados demonstraram que a média de acertos foi de 7,13 (desvio padrão - 1,86) e que a média das notas autoavaliativas foi de 7,2 (desvio padrão - 1,26), o que não resulta em uma diferença significativa entre as duas (p>0,05) pelo teste não-paramétrico de Mann-Whitney. A análise dos dados demonstrou que 78,5% (44 alunos) se autoavaliaram com notas maiores que 7. A média do resultado referente aos acertos foi maior que 70%, o que explicita a eficácia da retenção do conhecimento a longo prazo. Não houve correlação significativa (rô=0,039) entre as notas da autoavaliação e da avaliação. CONCLUSÃO: O questionário elaborado é apenas uma amostra dos temas vistos na disciplina de genética. Os resultados permitem afirmar que a retenção de conhecimento condiz com as notas atribuídas pelos alunos a si, uma vez que a maioria se intitulou acima da média e o resultado dos questionários também ficou acima de 7, denotando um grau positivo de retenção de informações pelos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão