AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO “ODONTOLOGIA E SUAS ESPECIALIDADES” OFERTADO PELO PROJETO NUPEC DA UFC

Autores

  • Juliana Ribeiro Leite
  • Indrig Vieira de Araújo Carmo
  • Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira

Resumo

A Extensão assume grande importância na formação acadêmica e contribui para a aquisição de conhecimentos e habilidades importantes no futuro profissional. Ações de extensão englobam diversas áreas, como a promoção de cursos. Nesse intuito, o projeto Núcleo de Pesquisa e Extensão em Clínicas realiza semestral e gratuitamente, o curso “Odontologia e suas especialidades”, em que os integrantes ministram aulas sobre as diversas áreas odontológicas para alunos do 1º semestre, visando à aquisição de conhecimentos por parte desses. O estudo objetiva avaliar o conhecimento apreendido pelo participante do curso “Odontologia e suas especialidades” acerca do assunto ministrado em aula. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, onde os sujeitos da pesquisa são acadêmicos do 1º semestre do curso de Odontologia no período 2018.1 e 2019.1.Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados no início e ao final do curso. Os dados foram tabulados e descritos por meio de estatística descritiva, expressos em forma de média aritmética e desvio padrão[DP]. Dos 29 participantes, 15 no período 2018.1 e 14 no período 2019.1, constatou-se que 100% tiveram progresso com relação à aquisição de conhecimentos após o curso ministrado, comprovada pelo aumento no acerto de questões. A média de acertos, no período 2018.1, no pré-teste foi de 62,7%, DP=2.0, no pós-teste, a média foi de 76,4%, DP=2.2. No período 2019.1 obteve-se média 47,9% no pré-teste, DP=2.2 e média 66,6%, DP=2.1 no pós. A avaliação é uma estratégia usada para conhecimento de deficiências e para traçar metas para à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Faz-se necessário um feedback para que o aluno se esforce para superar suas deficiências e corrigir seus erros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão