AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE OFICINAS SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE.

Autores

  • Alan Queiroz de Souza Santos
  • Ismael Webster Paiva Lopes
  • Frederico Marx Borges Lucena
  • Eudiana Vale Francelino

Resumo

Introdução/Justificativa: No Brasil, a automedicação é uma prática muito comum para 70% dos brasileiros que fazem uso de medicamentos. A facilidade com que conseguem os medicamentos corrobora para essa ação. Com relação aos jovens entre 16 a 24 anos mais de 50% deles, utilizam medicamentos sem qualquer orientação de profissionais da saúde (CFF, 2019). Diante disso, é importante a realização de atividades e ações educativas para esse público. Objetivo: Fornecer, orientar e promover informações aos alunos pertencentes a uma escola profissionalizante do ensino médio, a fim de que eles possam ter conhecimento a respeito do uso indiscriminado de medicamentos, bem como seus efeitos indesejáveis, através de sua inserção como tópicos sobre educação em saúde e a participação ativa de acadêmicos em saúde, destacando-se aqui os do Curso de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Método: Estudo quantitativo. Realização de reuniões quinzenais com prévia elaboração e validação de oficinas com diferentes temáticas relacionadas ao URM como: contraceptivos, anabolizantes, farmacovigilância, falsificação de medicamentos e fitoterapia. Em seguida, na escola, as oficinas eram aplicadas, atendendo os dias de agendamento nas disciplinas de química e biologia, durante o período de aproximadamente uma hora. No final, um formulário on-line foi enviado aos participantes da turma de enfermagem como forma de indicador de aprendizagem. Resultados: Cinco oficinas foram aplicadas com materiais educativos distintos. Quanto ao formulário, foi enviado um total de 40, sendo 22,5% respondidos. As oficinas tiveram impactos distintos de conhecimento sendo: a) Anticoncepcionais (70%); b) Fitoterapia (66,7%) e c) Outros (>50%). Conclusão: Em virtude dos valores mencionados é indiscutível a importância das oficinas para os estudantes da escola profissionalizante, de modo que eles puderam obter informações importantes para sua vivência em sociedade e aplicação na sua área de atuação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão