AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR XII DE MAIO NA PERSPECTIVA DE EX-ALUNOS QUE INGRESSARAM NO ENSINO SUPERIOR.

Autores

  • Antonio Cavalcanti de Barros Wanderley Neto
  • Ana Nágila Alves Felipe
  • Carina de Sousa Santiago
  • Daniele Rodrigues Vasconcelos
  • Valeria Goes Ferreira Pinheiro

Resumo

O Curso Pré-vestibular XII de Maio é organizado por estudantes dos cursos de graduação da UFC e atende cerca de 500 alunos da escola pública anualmente. O objetivo da pesquisa foi obter informações sobre o perfil socioeconômico dos alunos, a taxa de evasão universitária, os motivos desse indicador e avaliar o impacto do curso na vida de ex-alunos que foram aprovados em cursos de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi aplicado um questionário online por meio de formulário eletrônico para alunos do curso de 2008 a 2019 e que foram aprovados em IES. O formulário é composto por uma seção de dados socioeconômicos, seguido por interrogação quanto ao curso e à universidade na qual foi obtida aprovação do aluno, evasão e seus motivos, e, por último, uma seção discursiva que aborda a importância subjetiva do projeto na vida dos entrevistados. Responderam ao formulário, 118 ex-alunos. A composição da renda per capita dos alunos é a seguinte: 91,6% têm renda até 2 salários mínimos e 8,4% têm renda maior que 2 salários mínimos. Sobre escolaridade na família nuclear, apenas 8% dos alunos têm pais com ensino superior, frente a 55,3% cujos pais não possuem ensino médio completo. Considerando familiares de primeiro e segundo graus, 67% tiveram parentes com acesso ao ensino superior. Em relação às IES dos alunos, 82% foram aprovados em universidades públicas e o restante em privadas. Permanecem na faculdade, 84,7% dos entrevistados. Entre os que evadiram, a principal causa de desistência foi a falta de identificação com o curso escolhido. Concluímos que os alunos que frequentam o projeto predominantemente têm vulnerabilidade socioeconômica e vêm de famílias que tiveram acesso limitado à educação superior. Além disso, os alunos têm uma baixa taxa de evasão de seus respectivos cursos e consideram que o projeto teve impacto significante em suas vidas, mudando a realidade familiar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão