AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO ACERCA DE CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA POR ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

Autores

  • Jad Gabriele Silva Maia
  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • David Augusto Batista Sá Araújo
  • Martan Barroso Castelo Branco
  • José Ajax Nogueira Queiroz
  • Maria do Socorro Queiroz Alves De Souza

Resumo

INTRODUÇÃO: A genética vem se tornando extremamente relevante na prática médica. Entretanto, nem sempre o conhecimento obtido no ensino médio tem permitido que o estudante adquira conceitos científicos de modo a compreendê-los, questioná-los e utilizá-los como instrumentos de pensamento que possam extrapolar as situações de ensino e aprendizagem segundo Pedrancini et al (2007). OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento de alunos do 2º ano do Ensino Médio em escola pública de Fortaleza acerca de genética básica. MÉTODO: Utilizou-se um questionário com 6 questões (múltipla escolha e discursivas), baseado nos artigos "Ensino de genética: representações da ciência da hereditariedade no nível médio" (JUSTINA e RIPPEL, 2003) e "Levantamento e análise de conceitos genéticos entre alunos do ensino médio de um colégio público do estado de Goiás" (BEZERRA e GOULART, 2013), com análise quantitativa dos dados. RESULTADOS: Foram avaliados 63 alunos, de ambos os sexos, com média da idade de 16,21 anos ± 0,48. A média de acertos foi de 1,54 das 6 questões (amplitude de 0 a 3 acertos). Apenas 7 alunos (11,1%) responderam corretamente quanto à presença do material genético em seres vivos, outros 7 afirmaram que esse material só estava ausente nos vírus e os demais assinalaram que somente humanos e mais uma ou duas opções o possuiam. Quanto à informação genética para a cor dos olhos, 25 discentes (39,7%) afirmaram que apenas as células do olho a possuíam e somente 3 alunos (4,8%) marcaram que essa informação estava em outras células, além das dos olhos. Somente 17 alunos (27%) responderam que o DNA estava no núcleo da célula. CONCLUSÃO: Observa-se que o conhecimento de conceitos básicos em genética ainda é limitado, sendo necessário um ensino mais aprofundado e que integre as informações, estimulando a curiosidade e os questionamentos, além de favorecer a transição entre o Ensino Médio e o Curso Médico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão